Ambientada em 1969, quando o homem pisava na lua pela primeira vez, uma psiquiatra, um padre, uma médium e um mágico estão reunidos em um local secreto, a pedido de um homem misterioso. Durante a trama, as personagens vão descobrir que estão no centro de tortura de um país de regime ditatorial não identificado.
 
     
     
 
Texto Paulo Biscaia Filho
Direção Paulo Biscaia Filho
Elenco Andrew Knoll, Guenia Lemos, Luiz Bertazzo, Luiz Carlos Pazello &
  Rubia Romani
Elenco em Vídeo Christiane de Macedo & Gustavo Saulle
Ator Substituto Demian Garcia
Produção Marco Novack
Iluminação Wagner Corrêa
Figurino Paulo Vinícius
Maquiagem Marcelino de Miranda
Cenário & Adereços Paulo Vinícius
Cenotécnico Bira Paes
Trilha Sonora Original Demian Garcia
Sonoplastia Marco Novack & Paulo Biscaia Filho
Vídeos Paulo Biscaia Filho
Operação de Luz Erka Mitiko & Lígia Quirino
Assistência de Figurino Dayane Bernardini
Assistência de Produção Nika Braun
Orientador de Mágica mágico Hugo Moraes
Design Gráfico José Aguiar
Diagramação Gráfica Fabiano Vianna
Fotografia Marco Nocak
Realização Vigor Mortis
   
SEANCE: AS ALGEMAS DE HOUDINI estreou no Teatro Espaço 2, Curitiba, em 2011.
 
     
     
 
 
         
           
 
BLOG CENA CURITIBANA
“Seance, as Algemas de Houdini” de volta no 2º Palco Giratório
Espetáculo da Vigor Mortis tem sessão única hoje (29), às 20h, no Sesc da Esquina
Fernando Henrique de Oliveira
 

Há que se dizer uma coisa: Paulo Biscaia Filho é um grande realizador. Críticas à parte, o seu trabalho diante da Vigor Mortis é, para fazer jus ao nome da companhia, vigoroso. Inventivo também. E se há algo que se destaca em seus espetáculos e nos filmes que produz – Nervo Craniano Zero, o último deles, teve pré-estreia no fim de semana – é a sua capacidade – grande capacidade, que o diga – de entreter e, o que é mais interessante, surpreender o público com as artimanhas criadas em cena para conduzir suas tramas de suspense e terror que, quase sempre, vem temperadas com boas doses de comédia.

Seance, as Algemas de Houdini, peça que estreou em Curitiba no ano passado e que tem, hoje, única sessão dentro da programação do 2º Festival Palco Giratório do Sesc, às 20h, Teatro Sesc da Esquina, é um excelente exemplar do trabalho de Biscaia: trama mirabolante e fantasmagórica que utiliza diversos recursos em cena para impactar a plateia. Quando cumpriu sua temporada de estreia, há exatamente um ano, o espetáculo foi encenado no Espaço 2, teatro pequeno, intimista, que realçava o impacto das suas traquinagens todas. No Sesc da Esquina, é bem possível que este impacto seja diluído, mas nem por isso a peça deixa de ser interessante.

É preciso que se diga, também, que Seance não é uma peça para ser levada a sério. Pelo contrário. Sua premissa já indica isso: na década de 1950, um agente de governo reúne, em um velho edifício, um grupo de “especialistas” em áreas não muito ortodoxas para resolver uma questão emergencial: desencarnar o espírito de um homem que insiste em permanecer no corpo morto. A única condição que se impõe: nenhum dos convidados – um mágico, uma médium, um padre e uma psiquiatra – poderá sair do prédio até que o problema seja resolvido.

Tirando fora os problemas – exagero nas cenas de dublagem e certa confusão no texto que deixa a encenação “atropelada” – Seance é um espetáculo divertido e interessante. A caricatura de alguns personagens também pode incomodar, mas vale dizer que a “canastrice” proposital de alguns membros do elenco é fabulosa. Neste sentido, o destaque vai para Luiz Bertazzo, o jovem ator que está excelente na pele do agente do governo, e Rubia Romani, que arranca boas gargalhadas do público como a psiquiatra.

A apresentação de hoje é, talvez, a última que a Vigor Mortis faz da peça em Curitiba. O plano, agora, é levar a peça a mais cidades do Brasil no ano que vem. E quem for assistir ao espetáculo hoje, pode conferir o estande da companhia que será montado no Sesc da Esquina com diversos produtos à venda, dentre eles o recém-lançado livro “Palcos de Sangue”, com o registro dos três dos principais espetáculos de Biscaia: Morgue Story (adaptado para o cinema e já disponível em DVD, também à venda no estande), Graphic e Nervo Craniano Zero. Todos os produtos têm o preço de R$ 20,00.

E por falar em Nervo Craniano Zero, a adaptação da peça para o cinema é divertidíssima. O elenco, encabeçado por Leandro Daniel Colombo, Guenia Lemos (que também está em Seance no papel da médium) e Uyara Torrente, é excelente. E o clima de suspense que o espetáculo cria se confirma também na tela grande. No último fim de semana, na pré-estreia, rolou até chuva de sangue, literalmente, nas sessões BLOOD –O–RAMA, que ampliou a expectativa e fez a plateia gritar a cada esguichada.